Vítor Gomes é o novo chef de cozinha do Santa Cucina



A cozinha do Santa Cucina, restaurante que fica no saguão do Novotel, na Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis, acaba de ganhar cara e tempero novos. Eleito por quatro vezes o melhor chef de cozinha de Santa Catarina pela Veja Comer e Beber (2008, 2009, 2010 e 2013), Vítor Gomes agora assina o cardápio do jantar e os petiscos do Santo Trago, bar anexo ao Santa Cucina. Para elaborar o menu do jantar, Vítor aproveitou a vocação italiana do restaurante para reinventar pratos clássicos com um toque de modernidade.

- Tanto o hóspede do hotel quanto o cliente do restaurante vão encontrar no cardápio pratos que lhes tragam uma memória afetiva. Seja nos risotos, nas massas secas ou frescas típicas da Itália com bons molhos como pesto e tomate basílico, no tradicional filé mignon com fritas, no cordeiro com farofa crocante de Neston ou na torta de limão siciliano... A ideia é despertar boas lembranças com pratos  saborosos e bem executados. Nossa aposta é na simplicidade - destaca ele, que estará na cozinha diariamente.

- Não serei apenas o chef executivo, estarei na cozinha todos os dias acompanhando cada prato servido - completa.

Além de servir a boa comida italiana, Vítor também tem entre suas metas valorizar os produtos locais e a sazonalidade para extrair o melhor dos alimentos.

- O menu segue bem italiano, mas a ideia é aproveitar a sazonalidade, a temperatura e as estações para incluir algumas opções diferenciadas. Então, em época de tainha, vamos servir tainha. Além disso, destacar os produtores locais é um dos objetivos da nossa cozinha. Nossa burrata de búfala, por exemplo, é produzida aqui em Santo Amaro da Imperatriz. Deliciosa e muito fresca - afirma ele.


Sobre Vítor Gomes


Além do tetracampeonato de melhor chef catarinense, Vítor também carrega uma bagagem de experiências vividas em outras cidades do Brasil e no exterior. Estudou em um dos mais renomados institutos de culinária do mundo, o Lycée D' Hôtelier et de Tourisme Saint-Quentin, em Yvelines, nos arredores de Paris, onde se dedicou a aprender técnica culinária. Ao final do curso, trabalhou com o chef Jacques Le Divellec, expoente da cozinha de peixes e frutos do mar na França.

Vítor Retornou ao Brasil em 2006 e fez mais uma imersão sobre técnicas de ingredientes brasileiros com Alex Atala no D.O.M, em São Paulo. Em Florianópolis, foi sócio, entre 2007 e 2010, do Café Riso & Etc, que já foi considerado o melhor restaurante de Santa Catarina. Em seguida abriu a “Vitor Gomes - Gastronomia & Eventos”, projeto dedicado a execução de eventos corporativos e familiares, além de cursos, palestras e workshops.


No início de 2012, Vítor abriu o Ponto G Gastronomia, bistrô focado em menu confiança. Em setembro de 2013, o chef abriu as portas do Ponto G Brasa & Fogão com o objetivo de democratizar a gastronomia. No ano seguinte, o restaurante foi premiado com uma estrela pelo Guia Brasil, da Editora Abril. Atualmente, além de comandar a cozinha do Santa Cucina, Vítor executa eventos e presta consultorias gastronômicas no estado.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.