Projeto Mattinata faz concerto gratuito em Florianópolis
Depois de encantar a plateia em cidades como Itajaí, Blumenau e Jaraguá do Sul, o projeto "Mattinata - Canções italianas em concerto" encerra a sua primeira circulação de 2019 com uma apresentação gratuita nesta terça-feira (04), às 20h, no Teatro do CIC, em Florianópolis. No palco, músicos com formação clássica prometem emocionar os presentes com os principais sucessos da música italiana dos últimos tempos. “A contribuição italiana ao estado de Santa Catarina, e no Brasil como um todo, faz com que muitas das canções do Mattinatta já estejam no imaginário sonoro de muitos. Assim, o projeto espera contribuir com outras referências musicais, ampliando horizontes e, é claro, trazendo um espetáculo agradável e surpreendente para todos”, destaca.
O projeto Mattinata – nome de uma canção italiana popularizada por grandes tenores como Pavarotti, Domingos e Andrea Bocelli – nasceu após um período de estudos de Thompson nos Estados Unidos, seguido de um projeto em parceria com o pianista catarinense Luis Gustavo Zago, no qual as mesmas canções italianas puderam ser apresentadas ao público. E foi justo destas experiências que o repertório foi tomando forma, contemplando canções de Rossini e Donizetti (compositores clássicos ou eruditos), de Lucio Dalla e Nino Rota (renomado compositor de trilhas de filmes), entre outros. “Esse repertório ‘fala sozinho’, independentemente do idioma a música chega fácil ao ouvinte, comove, envolve, distrai, diverte, e por mais surpreendente que pareça, essas canções são ‘pop’, já que o público as reconhece com facilidade”, completa Thompson Magalhães.
Além do tenor, as apresentações do Mattinata contam com participação da cantora Claudia Todorov. Em Florianópolis, ainda participam do concerto Carla Domingues, Fernando DeCarli, Guilherme Botelho e Fernando Zimmermann. “Outro ponto forte é poder contar com a retaguarda instrumental, do suporte das cordas, do acordeon e bandolim que ‘salpicam italianidade’ às canções, magistralmente arranjadas por Luiz Gustavo Zago”, completa.
A circulação do projeto Mattinata é uma produção da Harmônica Arte e Entretenimento e conta com patrocínio da Studio Z, através da Lei de Incentivo à Cultura.
Deixe um comentário: